Imigração
Entre os destinos mais procurados por brasileiros, os quatro representantes da língua inglesa - Austrália, Estados Unidos, Canadá e Reino Unido - oferecem programas especiais para facilitar a entrada de imigrantes qualificados. Todos estão abertos também para brasileiros.
Confira aqui os critérios básicos exigidos por cada país:
Austrália
O programa de migração qualificada do governo australiano foi criado em 1994. Para 2007/2008, o governo abriu 152,8 mil novas vagas para imigrantes qualificados.
O General Skilled Migration Programme (GSM, na sigla em inglês) é voltado a profissionais com idades entre 18 e 45 anos.
Dados do governo australiano indicam que, em 2006, dos 714 brasileiros que fizeram pedido de visto, 320 pediram através do GSM. O Departamento de Imigração e Cidadania não informou quantos foram bem-sucedidos no pedido.
Segundo o contador brasileiro Lucas Ramos, de 24 anos, que está no país através do programa, a principal dificuldade para se conseguir o GSM é a burocracia. "A quantidade de documentos e formulários a serem preenchidos é enorme. São necessários vários papéis, inclusive emitidos no Brasil", disse à BBC Brasil.
Apesar da burocracia, não é necessário que o imigrante já tenha oferta de trabalho de uma empresa australiana para participar do GSM. No entanto, é preciso que o profissional seja de uma das áreas nas quais o país tem déficit de trabalhadores.
A lista das ocupações com demanda de profissionais é publicada pelo governo australiano e renovada conforme a necessidade. Atualmente, a relação conta com mais de 400 profissões das mais variadas.
Segundo Lucas, a oferta de emprego é alta e a contratação, incentivada pelo governo. "Como há escassez de trabalhadores, basta estar na lista das profissões em demanda e o emprego está praticamente garantido", afirmou. "Assim que o visto é emitido, o governo permite o cadastro em uma grande agência de empregos, que lista