IMAGEM ORGANIZÃCIONAL
CONTABILIDADE
2° F
IMAGEM ORGANIZACIONAL
SÃO PAULO
2012
IMAGEM ORGANIZACIONAL
Disciplina: Ética e Cidadania Organizacional
Professora: Aloma
2° F - Contabilidade
Jefferson Machado 19;
Jessica Grenfell 20;
Josué Oliveira 21;
Joyce Araujo 22;
Julia Coutinho 23;
Larissa Tofino 24.
SÃO PAULO
2012
Imagem Organizacional
A imagem pode ser definida como: “um conjunto de ideias que uma pessoa tem ou assimila a respeito de um objeto, e que forma na sua consciência um entendimento particular sobre tal objeto, seja ele um fato, uma pessoa ou uma instituição”.
Imagem Organizacional é a expressão da identidade da organização. Trata-se de um instrumento estratégico que se constrói na mente dos diversos públicos a partir de uma combinação de técnicas mentais e materiais e que envolve a elaboração e a fixação de mensagens.
Dado o acirramento da concorrência, o consumidor, tende cada vez mais a utilizar-se de fatores subjetivos para a escolha de um produto, de uma marca, de um serviço ou mesmo de um fornecedor. Houve uma mudança, de clientes indiferentes e pacientes, os quais compravam quase tudo o que se vendia sem maiores questionamentos, a clientes críticos, conhecedores dos seus direitos e obrigações, mas conhecedores, sobretudo, das obrigações das organizações.
A partir desse fato, torna-se perceptível a importância de a empresa manter uma boa imagem junto aos seus públicos, pois a imagem organizacional é considerada um dos fatores subjetivos mais influentes no estabelecimento de uma decisão de compra ou na escolha de um fornecedor.
A imagem organizacional está originalmente ligada aos processos de comunicação da empresa. Os meios de comunicação, por ela utilizados para se comunicar com o mercado, como suas instalações (como fábricas, escritórios, armazéns), seus impressos (como cartas, folhetos, cartões de visita), seu pessoal, suas ações de propaganda, de patrocínio,