Imagem dos cabo-verdianos em portugal
Curso: Comunicação Social-1ºano
Cadeira: Teorias da Comunicação
Fonte: www.google.pt
Fonte: www.google.pt
Fonte: www.google.pt
QUAL A IMAGEM QUE OS MÉDIA REPRESENTAM DA COMUNIDADE CABO-VERDIANA EM PORTUGAL?
Autores do trabalho: Tiago Rentes, Stephany Barbosa, Joceline
Introdução
No âmbito da realização de um trabalho para a disciplina de Teorias da Comunicação, do curso de Comunicação Social-1º ano da Escola Superior de Educação de Coimbra, o nosso grupo tem como objectivo aprofundar a seguinte questão:” Qual é a imagem que os média representam da comunidade cabo-verdiana em Portugal?”.
Para isso, procedemos á análise de um estudo realizado no sector da imprensa escrita e também recolhemos as opiniões de dois membros do grupo de trabalho, pois ambas são de origem africana mais especificamente cabo-verdianas, a Joceline e a Stephany.
Desenvolvimento
Portugal sempre foi um país de emigração mas ao longo dos últimos tempos tem-se afirmado também e cada vez mais, como um país de imigração e exemplo disso são a quantidade de comunidades que escolheram o nosso país para trabalhar e viver com o objectivo de terem melhores condições de vida.
Entre essas comunidades estão a brasileira, cigana, africana e várias de países de leste.
Sendo as comunidades conhecidas por os “outros”, “ inferiores”, aqueles que não se enquadram na “nossa” sociedade que é a normal, é-lhe atribuído o estatuto de minorias, enquanto que “Eu” ou “Nós”, os ditos normais adquirimos o estatuto de maioria.
Qual a razão de atribuir a diversas comunidades, o estatuto de minorias?
Uma das principais razões para algumas comunidades serem vistas pela maioria como os “outros” provém da imagem negativa que os média passam sobre essas comunidades, pois, sempre que são faladas, estão associadas ao sector da criminalidade. Desta forma, e também devido ao poder e capacidade de selecção da informação, os média vão influenciar a opinião pública, não