Imagem de teste
O principal idealizador e fundador da teoria de sistemas foi Karl Ludwig Von Bertalanffy (1901 - 1972), biólogo austríaco que realizou seus estudos preliminares com base no metabolismo, nos estados estáveis e, principalmente, nos sistemas abertos, os quais interagem fortemente com seus ambientes, onde estão localizados os fatores e variáveis não controláveis. Os trabalhos de Bertalanffy focavam o campo da biologia, mas, em 1967, Eric J. Miller e Albert Kenneth Rice extrapolaram, ajustaram e complementaram estes trabalhos no enfoque das organizações. Esta situação facilitou, em muito, o estudo da administração das organizações, pois mostrou que cada organização é constituída por várias partes com funções específicas, para que a organização, como um todo, possa sobreviver e crescer ao longo do tempo, bem como esta organização é interativa com as variáveis que estão em seu ambiente. Pode-se considerar que a Teoria de Sistemas é uma das mais simples e, ao mesmo tempo, foi a causou mais impacto, em curto período de tempo nas organizações em geral.
Talvez pela necessidade crescente de estudos interdisciplinares, capazes de analisar a realidade de ângulos diversos e complementares, ou pela comunicação muito mais rápida e fácil entre especialistas em campos diferentes, além do contexto histórico, o fato é que os intelectuais de diversas áreas começaram a tomar consciência de que uma série de princípios desenvolvidos nos diversos ramos do conhecimento científico não passava de mera duplicação de esforços, pois outras ciências já os aviam desenvolvidos.
Conceito
O sistema é um conjunto de partes inter-relacionadas que funcionam como um todo para alcançar um propósito comum. Um sistema funciona mediante a aquisição de entradas do mundo externo, transformando-as de alguma maneira, e depois liberando-as de volta para o ambiente.
Principais contribuições da Teoria de Sistemas para a prática da administração.