Ilustração, ilustração de moda
Ilustração é uma imagem ou um desenho que normalmente possui uma forma figurativa, ou seja, uma maneira de representar por meio de figuras, embora também possa ser apresentada de forma abstrata. Essa característica do desenho é muito utilizada para acompanhar, explicar, informar, sintetizar ou até mesmo sugerir um texto ou uma ideia. Ilustração passou a designar o desenho, independentemente da técnica de acabamento. Assim, foto e ilustração servem mesmo para se acompanhar um texto ou servir de exemplo de informação, é diferente de uma pintura ou de uma obra de arte, como há em galerias, em paredes e exposições, porque serve a um propósito, a uma solicitação, um cliente, ou para comunicar uma ideia ou conceito através de uma linguagem não-verbal.
A diferença de obra de arte, é que nas artes plásticas a obra não necessita de um propósito especifico, é algo interpretativo, e muitos artistas realmente contam com a sensibilidade do espectador para que ele interprete como quiser. A comunicação é mais receptiva do que transmissiva.
Na ilustração é o contrario, existe uma mensagem clara e definida, que precisa ser comunicada e recebida conforme o ilustrador a concebeu. Pode haver metáforas, comparações, sínteses, mensagens subliminares, e até certo nível de mensagem cifrada, códigos de comportamento ou regionalismos, um “sotaque”, mas o artista neste caso quer que o espectador entenda o que quis dizer. Portanto ilustração é uma forma de expressão artística que existe para comunicar complementar textos e tornar a vida bem mais atraente, podemos citar como exemplo a ilustração de Gustave Doré.
Paul Gustave Doré - Pintor, desenhista e ilustrador Frances muito bem-sucedido ilustrou varios livros de meados do século XIX. Seu estilo se caracteriza pela inclinação para a fantasia, mas também produziu trabalhos mais sóbrios, como os notáveis estudos sobre as áreas pobres de Londres. A técnica para gravuras utilizada por