Corel draw
OS ASPECTOS FUNCIONAIS DO DESENHO NO DESIGN DE MODA
Fábio Lemos*
RESUMO
O presente artigo tem como objeto o desenho de moda para fins de reflexão de suas variadas funções no design de moda uma vez que, na maioria das vezes, o mesmo ganha um sinônimo único e geral “croqui”. Aqui, procura-se esclarecer e colocar em evidência uma distinção dessa linguagem visual no design ao qual possui sua mensagem para fins específicos. É nesse processo de comunicação que se encontra tal distinção de suas funções e tipos. Enquanto que o desenho de moda, isto é, o croqui e o desenho técnico vêm com o intuito de traçar um planejamento do produto a ser confeccionado, outro estilo de desenho de moda entra em cena, o que chamamos de ilustração e/ou também croqui. Ela vem ultrapassar essa linha carregando consigo todo um contexto, um comportamento e cultura daquele público para o qual foi traçado aquele produto. A ilustração está mais ligada à arte que, aliás, se torna referência para o designer e/ou ilustrador. Ao longo deste estudo, além dessas diferenças, veremos também a apresentação do trabalho autobiográfico, Fábio Lemos, designer e ilustrador de moda como também autor desta pesquisa.
PALAVRAS-CHAVE: Moda. Desenho. Croqui. Ilustração. Designer. Estilista. Ilustrador.
O DESENHO NO DESIGN DE MODA
O desenho vem como um suporte para esboçar, traçar, riscar, projetar e, consequentemente, comunicar uma ideia. Alguns autores ainda traçam uma definição entre as palavras desenho e design. Denis (2000), citado por Gragnato (2008), ressalta que a palavra design tem sua origem no latim designare, verbo que abrange tanto o sentido de designar quanto de desenhar.
Nesse aspecto, consideramos que o desenho se reduz ao simples esboço para o design, isto é, o projeto a ser executado, no caso da moda, a própria roupa. Porém, “nem mesmo a palavra drawing pode deixar de se referir, de alguma forma, a um projeto, ou seja, a um desígnio, a um ato de pensamento, mesmo porque