Direito
Aborda, de uma maneira brilhante e completa, todos os meios lançados por esse sistema para manter-se dominante, condicionando e doutrinando os indivíduos para que se adaptem e acomodem-se frente a esse sistema e, o que é pior, que o venere e contribua resignadamente para a sua manutenção.
Os indivíduos são condicionados desde o seu nascimento através de influências midiáticas, do pseudo entretenimento e da educação que apenas reproduz, em menor escala, o sistema dominante e alienador. A educação, como se dá na prática, é a primeira tentativa de castração do pensamento crítico do individuo, que se dá através da vigilância e da punição, ou seja, aqueles que, de alguma maneira, não se enquadram em padrões pré-estabelecidos são prontamente punidos. Primeiramente, através de conceitos numéricos que lhe são atribuídos e, se seu comportamento “subversivo” continuar atrapalhando a ordem do sistema que o rege, logo virá outras formas de censura e punição.
Além disso, subjetivamente, estamos expostos, a todo o momento, a diversas formas de alienação, todas as mensagens que nos chegam dizem respeito a importância da manutenção do sistema capitalista que nos oprime esmagadoramente, mas que, ao mesmo tempo nos promete a felicidade e o prazer através do acúmulo de bens materiais. Nos incute no subconsciente a ideia de que só seremos plenos e felizes se possuirmos cada vez mais e desperta em nós a sensação de que somos os únicos responsáveis pela nossa riqueza ou pobreza, pois, se desejo TER mais, devo trabalhar duro para isso e assim nos vendemos, de forma vil e barata, sem maiores questionamentos. Sujeitamo-nos as maiores humilhações em nome dessa busca pela felicidade, que busca saciar-se através da aquisição de bens, produtos e serviços.
Nos