Macroambiente economico
Primeira noticia: inflação acelera e fecha março em 0,72%.
- Trata-se da inflação, que é o aumento persistente dos preços que, consequentemente, afeta no poder aquisitivo da moeda.
- A inflação pode ser considerada um fator do macroambiente econômico porque afeta no poder de compra das pessoas, por estar diretamente ligada ao preço dos produtos vendidos.
- Dois mercados que poderiam ser afetados são os mercados de automóveis e o de alimentos. O mercado de automóveis poderia ser afetado pelo fato de que as pessoas poderiam ter seu dinheiro desvalorizado na hora da compra de um veiculo ocasionando em uma possível desistência da compra, isso pode ser resolvido aumentando a produção (no caso de demanda) ou abaixando a produção (no caso de oferta), e o mercado de alimentos pode ser afetado pelo fato de uma pessoa comprar somente o essencial para sua sobrevivência por ter seu dinheiro desvalorizado, o que é muito ruim para o mercado de alimentos. Podemos resolver esse problema baixando a taxa de juros desses produtos.
Fontes: http://zerohora.clicrbs.com.br/rs/economia/noticia/2013/04/inflacao-acelera-e-fecha-marco-em-0-72-4092276.html (zero hora) http://www.estadao.com.br/noticias/impresso,tolerancia-a-inflacao-,1016841,0.htm (estadão) http://www.regiaonews.com.br/noticias/149656/Inflacao-semanal-acelera-alta-para-0-72--em-marco--diz-FGV.html (regiao news)
Segunda noticia: dólar opera em queda e volta a ser cotado abaixo de 2 reais.
- Trata-se da queda do dólar.
- A queda do dólar pode ser considerada um fator do macroambiente econômico porque afeta no poder de compra das pessoas, afeta nos valores de produtos importados.
- Um mercado que poderia ser afetado é o mercado de soja porque iria diminuir a demanda no exterior, diminuindo as exportações de soja podendo ocasionar em um aumento de preço da soja no pais para que as empresas de soja não percam dinehiro, uma possível solução seria que o governo dos EUA controle a