Ilusoes de otica
Acidentes rodoviários
Para minimizar a possibilidade de ocorrência de acidentes, é ensencial cumprir as regras de segurança e prevenção.
As principais causas de acidentes rodoviários podem agrupar-se de acordo com factores que se prendem com: o condutor/utente da via, o veículo e a via.
Distância de reacção
A distância de reacção é a distância percorrida por um veículo desde o momento em que o seu condutor se apercebe de que tem de travar até ao momento em que coloca o pé no travão, ou seja, é a distância percorrida durante o tempo de reacção.
Distância de travagem
Distância de travagem é a distância percorrida pelo veículo desde o instante em que o condutor coloca o pé no travão.
Distância de segurança
A distância segurança é a distância que um veículo deve manter em relação ao veículo da frente, para que, e, caso de travagem brusca, não haja colisão.
Pressão
P =
Forças
Força de atrito
A força de atrito é uma força que se manifesta quando há movimento relativo entre duas superfícies em contacto. Quando ocorre apenas movimento de translação, esta caracteriza-se por actuar na direcção do movimento, mas em sentido oposto.
A intensidade da força de atrito depende:
- Da natureza das superfícies de contacto;
- Da força normal às superfícies de contacto mas não da sua área;
O atrito, consoante as situações pode ser útil (tocar guitarra) e prejudicial (patinagem artística).
O que é a Inércia?
A Inércia é uma propriedade Física dos corpos que traduz a oposição que estes oferecem à alteração do seu estado de repouso ou de movimento. É característica de todos os corpos e é medida pela massa do corpo.
A Inércia é tanto maior quanto maior é a massa do corpo.
A 1ª Lei de Newton ou Lei da Inércia estabelece que todo o corpo permanecerá em repouso ou em movimento rectilíneo uniforme (velocidade constante), se a resultante das forças que actuam no corpo for nula.
Como alterar o estado de repouso ou de movimento de um corpo?
A