Iluminismo
O iluminismo foi uma busca por felicidade, justiça e igualdade. No iluminismo um grupo de pensadores se reuniu para que por meio de pensamentos filosóficos eles juntos pudessem pensar em maneiras de trazer ao homem a tão esperada felicidade, dessa forma eram contrários a tudo que cerceasse o homem de ser feliz.
Segundo os iluministas, se uma sociedade não pensa em melhorias para um ‘’todo’’ criam uma realidade que não explica nem mesmo sua própria existência. Quando se trata de reflexão, o Iluminismo acredita que a melhor maneira de se refletir é usando a razão, já que a razão é capaz de começar e melhorar uma sociedade tornando-a mais justa e funcional. Porém se o homem não tem sua liberdade, a razão é cerceada por crenças religiosas ou por imposições do governo que oprimem o indivíduo.
O principal alvo dos iluministas era a igreja, já que a intromissão da igreja na parte financeira e política era um hábito ruim para o desenvolvimento e progresso da sociedade. O dogma da igreja era colocado como uma barreira entre o homem e Deus. Os iluministas acreditavam que, Deus estava dentro de cada um dos seres dessa maneira todos eram Deus, por isso o experimento e a razão era a maneira mais segura de compreender a essência divina.
Os iluministas não baseavam suas teorias somente na filosofia, eram adeptos também das leis propostas pela ciência já que como a ciência, eles defendiam as ‘’verdades absolutas’’. O homem ao nascer já é propício a fazer coisas boas e ser igualitário, porém as falhas ao desenvolvermos as sociedades teriam afastado o indivíduo das suas características originais.
Por essas noções, criava-se uma nação otimista de um mundo que não conseguiria interromper o seu progresso por conta do uso de sua racionalidade. Os direitos naturais, respeito à diversidade