Relatorio NAJ
O presente relatório avaliativo trata do trabalho que foi desenvolvido por mim, estudante de direito do 7º (sétimo) período, juntamente com a minha equipe e a professora de Prática Forense, no NAJ – Núcleo de Assistência Judiciária da FADIPA – Faculdade de Direito de Ipatinga.
O referido trabalho consistiu em procedimentos metodológicos realizados por cada aluno e sua respectiva equipe, composta por, no máximo, 05 (cinco) integrantes cada, todas com a supervisão da professora responsável, que nos orientou durante todo o período.
Os procedimentos metodológicos são muito abrangentes, e vão, desde o atendimento inicial, até o acompanhamento final do processo desencadeado pelo atendimento. Ademais, os procedimentos metodológicos aliam-se a uma estrutura física composta de recepção, secretaria, sala dos professores, sala da coordenação, salas de atendimento ao cliente, sala montada para tribunal do júri e demais atividades simuladas.
O trabalho desenvolvido compreende uma prática real e é um estágio supervisionado integrado à proposta pedagógica do curso, com o intuito de desenvolver competências e habilidades para a prática profissional, aprimorando a capacidade para a atuação jurídica em diferentes instâncias.
No NAJ – Núcleo de Assistência Judiciária, além de realizarmos o estágio curricular obrigatório, prestamos assistência jurídica gratuita à população economicamente carente nas cidades da região do Vale do Aço.
Cada grupo atua em conjunto para atender as pessoas que se dirigem ao NAJ, buscando uma solução para os conflitos. A tarefa se inicia com o atendimento da pessoa previamente agendada de acordo com a grade horária das aulas. O grupo atende o cliente e verifica, juntamente com a professora, se a demanda é juridicamente possível. Em caso positivo, qual é a lide existente e qual ação será cabível, requisitando do cliente, os documentos necessários à propositura desta. O aluno deverá verificar