iluminismo e revolução industrial
O pensamento iluminista questionou a organização humana ,buscando integra-la a uma ordem racional. A razão faria o julgamento da esfera política ,social e econômica .
A Revolução industrial foi um conjunto de mudanças que aconteceram na Europa nos séculos XVIII e XIX. A principal particularidade dessa revolução foi a substituição do trabalho artesanal pelo assalariado e com o uso das máquinas.
Até o final do século XVIII a maioria da população europeia vivia no campo e produzia o que consumia. De maneira artesanal o produtor dominava todo o processo produtivo.
Iluminismo
O iluminismo foi um movimento global, ou seja, filosófico, político, social, econômico e cultural, que defendia o uso da razão como o melhor caminho para se alcançar a liberdade, a autonomia e a emancipação. O centro das ideias e pensadores Iluministas foi a cidade de Paris.
Os iluministas defendiam a criação de escolas para que o povo fosse educado e a liberdade religiosa . Para divulgar o conhecimento, os iluministas idealizaram e concretizaram a ideia da Enciclopédia (impressa entre 1751 e 1780), uma obra composta por 35 volumes, na qual estava resumido todo o conhecimento existente até então.
O iluminismo foi um movimento de reação ao absolutismo europeu, que tinha como características as estruturas feudais, a influencia cultural da Igreja Católica, o monopólio comercial e a censura das “ideias perigosas”.
O nome “iluminismo” fez uma alusão ao período vivido até então, desde a idade media , período este de trevas, no qual o poder e o controle da Igreja regravam a cultura e a sociedade.
OS principais pensadores iluministas fora m:
Montesquieu (1689-1755) dos precursores da sociologia.
Voltaire (1694-1778) – Critico da religião e da Monarquia, é o homem símbolo do movimento iluminista.
Diderot (1713-1784)
D’Alembert (1717-1783)
Rousseau (1712-1778)
O movimento iluminista utilizou da razão no combate a fé na Igreja e a ideia de