Iluminismo, revolução francesa, revolução industrial
FIAM FAAM
Rafael
Disciplina: Sociologia Professor:
Iluminismo Iluminismo ou Era da Razão, foi um movimento cultural, elitizado de intelectuais do século XVIII (chamado “século das luzes”) originário da Europa. Esse movimento cultural era mobilizado em função a razão e ciência a fim de reformar a sociedade e o conhecimento. Promoveu o intercambio intelectual e foi contra a intolerância e os abusos da Igreja e do Estado. Impulsionado pelo capitalismo o Iluminismo foi um movimento que obteve grande dinâmica nos países protestantes e lenta, porem gradualmente conseguiu influencia nos países católicos. O nome Iluminismo é explicado por alguns filósofos da época, acreditavam estar iluminando as mentes das pessoas, o Iluminismo acreditava que a Razão seria a explicação para todas as coisas no universo, e se contrapunham a fé e a religiosidade.
Introdução Iluminismo
Ainda que importantes contemporâneos venham ressaltando as origens do Iluminismo no século XVII tardio, não há consenso abrangente quanto à datação do início da era do Iluminismo. Boa parte dos acadêmicos simplesmente utiliza o início do século XVIII como marco de referência, aproveitando a já consolidada denominação “Século das Luze”. O término do período é, por sua vez, habitualmente assinalado em coincidência com o início das Guerras Napoleônicas (1804-1815).
Iluminismo é um conceito que sintetiza diversas tradições filosóficas, sociais, políticas, correntes intelectuais e atitudes religiosas. Pode-se falar mesmo em diversos micro iluminismos, diferenciando especificidades temporais, regionais e de matiz religioso, como nos casos de Iluminismo tardio, Iluminismo escocês e Iluminismo católico.
O Iluminismo é, para sintetizar, uma atitude geral de pensamento e de ação. Os iluministas admitiam que os seres humanos estivessem em condição de tornar este mundo um