Iluminação
Curso de Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho
DISCIPLINA: ILUMINAÇÃO
RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO PARA VERIFICAR ADEQUAÇÃO DO NÍVEL DE ILUMINAMENTO DA SALA DO ESCRITÓRIO DA FW ENGENHARIA LTDA
DOCENTE: CARLOS LUIZ PELEGRINI PESSOA PROFESSOR ESPECIALISTA
ALUNOS:
FABRICIO DE BRITO MOTA WELLINGTON CAMPOS GARCIA
SALVADOR-BA 2012 1. OBJETIVO
O presente relatório tem por objetivo verificar adequação do nível de iluminamento da sala de escritório de engenharia mecânica da empresa FW Engenharia LTDA.
2. INTRODUÇÃO
A iluminação artificial ultrapassa o simples objetivo de possibilitar a visão em locais com iluminação natural deficitária. Uma boa iluminação representa um conjunto de benefícios para o ser humano. Existem vários estudos científicos que relacionam o desempenho do sistema de iluminação com o rendimento de um trabalhador no seu local de trabalho. Está provado que uma iluminação artificial adequada além de diminuir a possibilidade de erro ou acidente, diminui a fadiga e exerce uma boa influência sobre a motivação do trabalhador, melhorando o ambiente de trabalho.
Um ambiente de trabalho com uma iluminação inadequada pode causar dores de cabeça, stress, posturas incorretas, fadiga ocular, menor motivação e produtividade e maior probabilidade na ocorrência de acidentes.
Na avaliação do nível de iluminância de um ambiente de trabalho, devem ser observados os limites mínimos e máximos, pois recintos com excesso de iluminação, não significam que estejam adequados, pelo contrário, pode atrapalhar e gerar uma sensação de desconforto para as pessoas que nele trabalham.
A Norma Regulamentadora n° 17 (NR 17 – Ergonomia), do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) assegura que em todos os locais de trabalho deve haver iluminação adequada, natural ou artificial, geral ou