iluminação
2.1-Importância de uma iluminação eficiente no local de trabalho
A iluminação no local de trabalho é tratada, do ponto de vista da Higiene e Segurança do Trabalho, como um risco físico possível de afetar o trabalhador em todos os fatores que um Técnico Superior de Segurança e Higiene do Trabalho pretende controlar.
Atualmente, a iluminação artificial ultrapassa o simples objetivo de possibilitar a visão em locais com iluminação natural deficitária. Uma boa iluminação representa um conjunto de benefícios para o ser humano. Existem vários estudos científicos que relacionam o desempenho do sistema de iluminação com o rendimento de um trabalhador no seu local de trabalho. Está provado que uma iluminação artificial adequada além de diminuir a possibilidade de erro ou acidente, diminui a fadiga e exerce uma boa influência sobre a motivação do trabalhador, melhorando o ambiente de trabalho.
De fato, a qualidade da iluminação nos postos de trabalho pode ter um efeito significativo na produtividade da organização. Certos estudos científicos estimam que o incremento de produtividade se situa normalmente no intervalo 10% a 50% quando se intervém na melhoria das condições de iluminação numa situação em que as condições de partida não são favoráveis.
Estima-se também que uma boa iluminação reduz a ocorrência de erros de trabalho entre 30% a 60%, diminui o cansaço visual, dores de cabeça, náuseas e dores de pescoço que muitas vezes acompanham o cansaço visual. 4
2.2-O nível e a qualidade de iluminação necessária dependem de vários fatores onde se inclui a natureza da tarefa, a acuidade visual de cada trabalhador e o ambiente onde a atividade é realizada.
Por exemplo, enquanto tarefas minuciosas como inspeção, montagem de pequenas peças, desenho técnico, grande parte das atividades de medicina, entre outras, necessitam de uma grande quantidade de energia luminosa, outras