ILUMINAÇÃO RESIDENCIAL
Percepção Visual
Percepção visual, dentro da psicologia, é uma de várias formas de percepção associadas aos sentidos. É o produto final da visão consistindo na habilidade de detectar a luz e interpretar (ver) as conseqüências do estímulo luminoso, do ponto de vista estético e lógico.
Na estética, entende-se por percepção visual um conhecimento teórico, descritivo, relacionado à forma e suas expressões sensoriais. Um tipo de talento, uma característica desenvolvida como uma habilidade de um escultor ou pintor que diferencia os pontos relevantes e não-relevantes de sua obra. Para que depois de pronta - em uma análise mais detalhada possa explicar os atributos ali contidos.
Percepção Visual – Gestalt
O maior problema no estudo da percepção visual é que o que as pessoas vêem não é uma simples tradução do estímulo da retina (ou seja, a imagem na retina). Assim, pessoas interessadas na percepção têm tentado há muito tempo explicar o que o processamento visual faz para criar o que realmente vemos.
As leis de organização da Gestalt têm guiado os estudos sobre como as pessoas percebem componentes visuais como padrões organizados ou conjuntos, ao invés de suas partes componentes. Gestalt é uma palavra alemã que significa "configuração" ou "padrão". De acordo com essa teoria, há seis fatores principais que determinam como nós agrupamos coisas de acordo com a percepção visual.
Percepção Visual – Gestalt
PROXIMIDADE: 0s objetos mais próximos entre si são percebidos como grupos independentes dos mais distantes. Percepção Visual – Gestalt
SIMILARIDADE ou SEMELHANÇA: objetos similares em forma, tamanho ou cor são mais facilmente interpretados como um grupo.
Percepção Visual – Gestalt
FECHAMENTO: nossos cérebro adiciona componentes que faltam para interpretar uma figura parcial como um todo.
Percepção Visual – Gestalt
SIMETRIA: elementos simétricos são mais facilmente agrupados em conjuntos que