Luz Natural e Projetos de Arquitetura Residencial: Diretrizes projetuais para a utilização da iluminação natural
Edmara Vieira do Nascimento – maravieira@oi.com.br
Iluminação e Design de Interiores
Instituto de Pós-Graduação - IPOG
Aracaju, SE, 06 de março de 2014
Resumo
O uso da iluminação natural para a concepção de projetos de arquitetura residencial tem o objetivo de garantir um ambiente saudável e confortável para o usuário aliado ao baixo consumo energético. Para estudo deste trabalho foi escolhida a arquitetura residencial, por ser uma expressão arquitetônica mais próxima das pessoas. Para realização do mesmo, foi necessário realizar uma pesquisa bibliográfica. Com isso, traz um referencial teórico sobre os conceitos ligados a iluminação natural, arquitetura residencial e percepção visual.
Reune estratégias que aperfeiçoam o uso da luz natural de forma eficiente e que propiciem ambientes mais atrativos e confortáveis para os usuários, pois, a iluminação natural, quando bem utilizada, atinge níveis de luminância satisfatórios em boa parte das horas do dia.
Aliado à iluminação natural, citam-se os sistemas de iluminação artificial, que complementama iluminação ou a substitui em períodos que a luz natural inexiste.
Foi obtido como resultado do presente trabalho, o esclarecimento sobre alguns conceitos ligados a arquitetura e iluminação, bem como uma lista de diretrizes projetuais que possam ser utilizadas tanto na concepção ou na reforma de Projetos Residencias. São diretrizes que buscam o aproveitamento da luz natural e que colaboram para que a arquitetura se desenvolva de forma sustentável.
Palavras-chave: Luz natural. Arquitetura residencial. Percepção visual
1. Introdução
A luz natural é uma fonte de energia muito importante para o ser humano desenvolver suas atividades, pois é ela que proporciona a visão nítida de tudo que está ao seu redor. Além disso, tem um papel importante na arquitetura, do ponto de vista estético, em relação ao