iluminar
:: GRANDEZAS E UNIDADES LUMINOTÉCNICAS
Gostaria de saber sobre equivalências em mcd, o que significa, e como falar sobre o assunto? Gostaria de saber também a razão de potência a luminosidade; se o consumo relativo a potência é real ou proporcional.
Carlos Oliveira Técnico em eletrotécnica Rio de Janeiro - RJ
Em luminotécnica a nomenclatura mcd se utiliza para expressar as microcandelas, unidades de muito baixa energia radiante luminosa que foram bastante utilizadas nos LED´s, sobretudo antes da aparição dos LED´s de alta potência. Porém antes de entrar no mérito das equivalências que você solicita, acho importante fixar alguns conceitos.
Grandeza: Fluxo luminoso – Energia radiante luminosa instantânea, emitida entre as freqüências de 380 a 780 nm (nanômetros) por uma fonte primária.A unidade internacional de medida (SI) que se utiliza é o Lúmen (lm), que mede, então, a quantidade de energia luminosa emitida num instante por um corpo luminoso na gama de freqüências que vai dos 380nm (violeta) aos 780nm (vermelho). A equivalência de uma vela comum acesa colocada no centro de uma esfera oca ilumina a superfície interna da esfera com uma energia de 12,6 lúmens (daí que se toma aproximadamente 1 vela = 12 lúmens. Não interessa neste caso o diâmetro da esfera, uma vez que quanto maior este for, estarão mais dispersos os raios emitidos pela vela e, portanto, menos intensa será a energia radiante por unidade de área. Porém, como a área é maior, a quantidade total de energia radiada é constante).
Grandeza: Intensidade luminosa - É parte do fluxo luminoso de uma fonte monocromática, emitida numa determinada direção definida pelo ângulo espacial (ou sólido) expresso em esteroradianes. A unidade internacional utilizada (SI) é a Candela (cd), ou seja, lumens por unidade de esterroradian.
Grandeza: Iluminância ou iluminamento - É o fluxo que incide numa determinada superfície expressa em m². A unidade internacional de medida (SI) que