Iliada - os jogos em homenagem a pátroclo
Enquanto Troia estava em desespero pela morte de Heitor, os gregos voltam para o acampamento, menos os Mirmidões que ficam e choram por Patroclo. A areia fica molhada com suas lágrimas.
Aquiles discursa: “Patroclo, eu cumpri minha promessa!!!” Troxe o corpo de seu assassino, Heitor, que agora tá aqui, com a cara virada para o chão, para ser comido pelos cachorros.”
Aquiles vai para a praia e chora. Durante o sono sonha com fantasma de Pátroclo, que lhe aparece e lhe diz: “você está dormindo. Esqueceu-se de mim, agora que estou morto. Por favor, enterre-me logo, para eu poder passar os portões do reino de Hades. Sem o ritual funerário, não posso passar o rio dos mortos e enfim descansar. Peço-lhe mais uma coisa: não enterre meus ossos longe dos seus. Sim, pois você também logo morrerá sob os muros da rica cidade de Tróia. Que os nossos ossos sejam sepultados na mesma urna”.
Aquiles acorda e tenta abraçar o espirito, mas ele some e Aquiles começa a gritar: “Então é verdade que algo de nós permanece após a morte!” Todos acordam com seus gritos.
A aurora chega com seus dedos escarlates e pega a todos chorando. Agamenon ordena aos soldados que busquem a lenha para fazer a pira e depois levam Pátroclo para ser cremado. Os soldados são dispensados para o almoço e Aquiles pede a Agamênom que fique junto a pira, como também os demais comandantes gregos. O corpo de Heitor permanece jogado no chão intacto, pois Afrodite o protege com um ambrosíaco óleo de rosas e Apolo faz descer uma nuvem escura para resguardá-lo do calor do sol. o fogo não acende e Aquiles faz uma prece aos ventos do norte e do oeste. A deusa Iris, a deusa mensageira, ouve a prece e vai até os ventos que estavam numa grande ceia e diz que Aquiles lhes oferecerá muitas oferendas em troca de sua ajuda. Os ventos atendem e fazem acender a fogueira. Enquanto isso, Aquiles lhes faz muitas oferendas com uma copa de ouro.
A pira arde durante toda a noite e quando a