Ilhas de calor e Inversão térmica
Secretaria Executiva De Educação
E.E.E.M.Pitágoras
1°D
Ananindeu-Pa 2013
‘’Não há satisfação maior do que aquela que sentimos quando proporcionamos alegria aos outros. ’’ (M. Taniguchi)
Sumario
Introdução - - - - - - - - - - - - - - - - - - 04
Ilhas de calor - - - - - - - - - - - - - - - - 05
Causas das ilhas de calor - - - - - - - - - 06
Inversão térmica - - - - - - - - - - - - - - 08
Relações com o tempo e o clima - - - - - - - - 09 Conclusão - - - - - - - - - - - - - - - 11
Bibiografia - - - - - - - - - - - - - - - - - 12
Introdução
• Ilhas de calor
A ilha de calor é um fenômeno que associa os condicionantes derivados das ações antrópicas sobre o meio ambiente urbano, em termos de uso do solo, e parâmetros do meio físico e seus atributos geoecológicos. As alterações climáticas em nível local são proporcionadas pelo processo de urbanização acelerada, que na maioria dos casos não foi acompanha por estudos técnicos que avaliassem as possíveis modificações no meio ambiente citadino, bem como pesquisas sobre futuras alterações nas condições de habitabilidade dentro da esfera urbana.
•Inversão térmica
Este fenômeno climático ocorre principalmente nos grandes centros urbanos, regiões onde o nível de poluição é muito elevado. A inversão térmica ocorre quando há uma mudança abrupta de temperatura devido à inversão das camadas de ar frias e quentes.
Ilhas de calor
Ilha de calor é um fenômeno climático que ocorre a partir da elevação da temperatura de uma área urbana se comparado a uma zona rural, por exemplo. Isso quer dizer que nas cidades, especialmente nas grandes, a temperatura é superior a de áreas periféricas, consolidando literalmente uma ilha (climática).
A oscilação de temperatura entre o centro de uma