Ilha das Flores
Filme: Ilha das Flores
Autor: Jorge Furtado
Formação: Autor e o Personagem Conceitual 1... formação eclética, proveniente do trabalho simultâneo em TV.
O filme “Ilha das Flores” é um documentário de Jorge Furtado, produzido em 1989. A primeira imagem que temos do filme é um fundo negro com a informação de que o filme não é ficção, que existe um lugar chamado Ilha das Flores e que Deus não existe. Essa primeira imagem (o fundo negro) e a informação contida nele já passa uma impressão de que as senas a seguir não serão tão belas, e junto com um a expressão negando a existência de Deus.
Ao decorrer do filme observamos uma triste realidade vivida por pessoas vítima do sistema capitalista. Uma sociedade desigual onde o egoísmo e a hipocrisia faz com que os princípios e valores da sociedade sejam outros. É possível notar a inversão desses princípios quando o narrador descreve um ser humano como: “animais mamíferos, bípedes, telencéfalo altamente desenvolvido, polegar opositor e dinheiro”. Vemos nessa descrição o quanto o capitalismo nos deixa escravos do capital, sendo que só nos tornamos dignos com o máximo de dinheiro acumulado.
Essa situação desumana, problemas de ordem sociais, econômicas e culturais relatadas nos filme vem sendo notadas no nosso cotidiano, muitas pessoas desconhecem essa miséria vivenciada na ilha da flores. Mas infelizmente é uma realidade, e não podemos cegar nossos olhos perante isso. Não devemos esquecer que por traz de tanta hipocrisia existe uma realidade cruel, onde uma má distribuição de renda faz vítimas numerosas, que clamam por uma igualdade social, igualdade onde todos tenham a oportunidade de ser alguém, de ter o que comer, o que vestir , sem precisar mendigar e se rebaixar em busca de sobrevivência ou ser menos valoroso que porcos.