ildo genoma
ENSINO MÉDIO POLITÉCNICO
DISCIPLINA: QUÍMICA
SÉRIE/TURMA: 3ºB
PROFESSORA: Me. ARMINDA ALMEIDA DA ROSA
ALIMENTOS FUNCIONAIS
DIOGO SPONCHIADO
MARIA EDUARDA LAZZAROTTO
PALMITINHO-RS, MAIO DE 2014.
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO
Este trabalho tem como objetivo mostrar os processos básicos referentes aos alimentos funcionais, nos quais exercem efeito metabólico e fisiológico, atuando de forma benéfica à saúde, contribuindo assim para o bem-estar e reduzindo o risco de desenvolvimento de doenças.
Serão identificadas detalhadamente as características dos alimentos funcionais e suas funções ativas no corpo humano
2. ALIMENTOS FUNCIONAIS
A importância da alimentação para a boa saúde e o desenvolvimento humano já era enfatizada na Antiguidade: “Deixe seu alimento ser o seu remédio e o seu remédio ser seu alimento” (HIPÓCRATES; 460 a.C.) Focando nos alimentos funcionais, as mais importantes entidades de saúde recomendam uma dieta rica em fibras, de modo a prevenir doenças e promover a saúde (DONATTO, 2006).
O termo “alimentos funcionais” foi primeiramente introduzido no Japão em meados dos anos 80 e se refere aos alimentos processados, contendo ingredientes que auxiliam funções específicas do corpo além de serem nutritivos, sendo estes alimentos definidos como “Alimentos para uso específico de saúde” (MORAES, 2006; COLLA, 2006).
A seguir serão apresentados conceitos básicos dos alimentos funcionais, bem como seus componentes e benefícios que cada um traz para a saúde, respectivamente.
2.1 Definição
Alimentos funcionais são alimentos ou ingredientes que, produzem efeitos metabólicos, fisiológicos e efeitos benéficos à saúde, além de suas funções nutricionais básicas (CARDOSO, 2008; OLIVEIRA, 2008). Um alimento pode ser considerado funcional se for demonstrado que o mesmo pode afetar