Ii guerra mundial
Alguns países começaram a guerra como Aliados do Reino Unido e da União Soviética, e foram obrigados a se render, ou foram subjugados e, em seguida ocupados. Em alguns casos, os governos foram para o exílio, ou foram formado governos no exílio por alguns dos seus cidadãos, em outros países aliados. Outros países ocupados pelos nazistas foram oficialmente neutros. Alguns países ocupados eram antigos membros das Forças do Eixo, tendo sido ocupados por forças alemãs, numa fase posterior da guerra.
Corredor polonês: é a denominação dada a uma estreita faixa de terra na qual se encontra a maior parte do curso inferior do rio Vístula, na Polônia. Sua extensão é de 150 km, e a largura variável entre 30 a 80 km, aproximadamente, tendo sua posse sido transferida do Império Alemão para a recém-recriada Polônia no ano de 1919, em virtude da imposição do Tratado de Versalhes. Pelos termos do tratado, a cidade alemã de Dantzig (hoje Gdańsk) teria um governo autônomo, apesar de sua localização geográfica no meio do Corredor Polonês. De 1919 até 1939, a disputa por essa região provocou inúmeros e continuados atritos entre os dois países, mas durante esse período a Segunda República Polaca construiu várias linhas ferroviárias no referido "corredor". Porém, em março de 1939 a Alemanha Nazi pediu a devolução de parte desse território, e diante da recusa polonesa, criou-se uma divergência que contribuiu de forma decisiva para a eclosão da Segunda Guerra Mundial. Invadida e ocupada pelos alemães em 1 de setembro de 1939, a região foi devolvida à Polônia em 1945, ao final do conflito armado. Hitler chegou a afirmar que o corredor polonês era "a maior monstruosidade do Tratado de Versalhes".
Eixo Roma, Berlim e Tóquio: Depois da I Guerra Mundial foram feitas várias tentativas para estabelecer uma paz duradoura, entre as