Ihpc
Na área do euro, a inflação dos preços no consumidor é medida pelo “Índice Harmonizado de Preços no Consumidor”, muitas vezes simplesmente designado “IHPC”. O termo “harmonizado” vem do facto de todos os países da União Europeia seguirem a mesma metodologia, o que assegura que os dados relativos a um país podem ser comparados com os dados referentes a outro. O IHPC serve para comparar preços diferentes em períodos diferentes.
Comparabilidade entre países
Antes da adoção do euro como moeda única, cada país media a inflação recorrendo aos seus próprios métodos e procedimentos nacionais. Com a introdução do euro, passou a ser necessário um meio de medição da inflação para o conjunto da área do euro. Assente num conjunto de normas juridicamente vinculativas, o IHPC veio proporcionar exatamente isso.
Como é calculado o IHPC? 1. Recolhendo preços – Todos os meses, “observadores” de preços recolhem cerca de 1,8 milhões de preços em mais de 200.000 estabelecimentos comerciais, em quase 1 600 localidades da área do euro. Em cada país, são recolhidos os preços de, em média, aproximadamente 700 bens e serviços representativos. O número exato dos artigos incluídos na amostra difere de país para país. Para cada produto, são recolhidos vários preços em diferentes estabelecimentos comerciais e regiões.
Exemplo: os preços dos livros têm em conta os diversos géneros de livros (ficção, não-ficção, referência, etc.) vendidos em livrarias, supermercados e via Internet. 2. Calculando o preço de cada um dos grupos de produtos do cabaz – Os grupos de produtos são determinados em função da sua importância nos orçamentos médios das famílias. O cálculo das ponderações é efetuado com base nos resultados de inquéritos, em que é solicitado às famílias que indiquem os produtos nos quais gastam o dinheiro. As ponderações são médias nacionais que refletem a despesa de todos os tipos de consumidores (ricos e pobres, jovens e idosos,