igreja
JOÃO 6:60-69
No capitulo 6 de João, vemos Jesus Cristo ensinando a multidão que o siga. Cristo ensinava a inabilidade de o homem chegar a Deus pelas suas próprias forças. Por exemplo, em versículo 44, Cristo diz, “Ninguém pode vir a Mim, se o Pai que Me enviou o não trouxer…”. E é verdade nos dias de hoje: nós jamais alcançaremos o perdão e aceitação de Deus pelas nossas próprias forças. É Deus que precisa trazer-nos, ajudar-nos, levar-nos até Si mesmo.
Ainda no capitulo 6 de João, notamos que a multidão ao redor de Cristo começa a murmurar. Versículo 60 diz assim, “Muitos, pois, dos seus discípulos, ouvindo isto, disseram: Duro é este discurso; quem o pode ouvir?” Estes homens que diziam serem seguidores e discípulos de Cristo, estão ofendidos com a pregação de Cristo. Eles reclamavam que as verdades que Cristo ensinava eram duras e difíceis de ouvir. Eles desejavam verdades mais suaves. Queriam que Cristo falasse sobre coisas mais confortáveis, mais aceitas entre os homens.
Nisso vemos o primeiro ponto que gostaria de destacar, sendo: A Verdade sobre a condição do homem, nunca foi popular ou bem aceita. Quando a Bíblia fala a respeito de benções, é fácil prestar atenção. Quando um pregador fala a respeito de promessas, milagres e curas, as pessoas mostram muito interesse e escutam. Porém, quando a Bíblia mostra qual é a condição natural do homem, as pessoas fazem como fizeram nos dias de Cristo: eles reclamam que o discurso é difícil de ouvir.
Mas a propósito, qual é a condição natural do homem, conforme a Bíblia? Como Deus vê o homem? A Bíblia nos mostra que Deus vê o homem como sendo pecador. Por exemplo, em Salmos 14:2,3 diz assim, “O Senhor olhou desde os céus para os filhos dos homens, para ver se havia algum que tivesse entendimento e buscasse a Deus. | Desviaram-se todos e juntamente se fizeram imundos: não há quem faça o bem, não há sequer um.” Esta é a realidade humana. Deus nos vê como desviados, sem entendimento e