A igreja
Em todos os lugares ouvimos falar sobre igreja e, de imediato pensamos que se refere a um lugar onde as pessoas agrupam-se para cultuar a Deus ou deuses, isto é, muitos utilizam constantemente para designar um edifício (templo). Outros usam para descrever uma organização religiosa mundial, completa com regiões, distritos e dioceses. Essas são definições confusas usadas no nosso tempo que obscurecem o significado, ou melhor a etimologia da palavra “igreja”.
Associamos o termo igreja a uma edificação porque ocorreu após a paganização dos cristãos no séc. IV d.C. por decreto do imperador Constantino. Então o que é igreja? Em outras palavras “igreja” é a tradução de ekklesia palavra de origem grega composta por dois radicais gregos ek, que significa para fora e klesia, que significa chamados. Literalmente significa “chamado para fora, chamado” e, assim se refere a um grupo de pessoas chamadas para sair do pecado do mundo para servir o Senhor, também podemos dizer que é a reunião da comunidade cristã, pois é desse jeito que o termo era usado no tempo de Jesus, quando alguém dizia minha igreja, significava originalmente, meu grupo, minha assembleia, um determinado grupo de pessoas.
Na Bíblia diz que Jesus voltará para buscar sua igreja, a igreja a qual Ele refere-se não é basicamente a igreja feita de tijolos e cimento, mais sim as pessoas que o adoram em espírito e verdade.
O SENTIDO DA IGREJA
Precisamos saber para que somos igreja. Em nossos dias é fácil encontrar pessoas que não sabem o sentido de ser igreja. Alguns acreditam que foram eleitos para serem separados do mundo. Desse modo, evitam a todo custo qualquer relação com aqueles que não compartilham da mesma fé. Outros acham que são igreja para gozar de uma vida melhor do que os que vivem na incredulidade.
O primeiro entendimento é uma falsa santidade. O segundo, uma religião egoísta. Por isso, é preciso que entendamos bem o nosso chamado.
O propósito da nossa existência como igreja precisa