Igreja primitiva
Aula quatro:
1. Momento geral: Perguntar “Quem já leu Atos’?” “O que você acha que os primeiros crentes têm para nos ensinar?”
Durante a conversa, em momentos naturais, apropriados, destacar os seguintes pontos:
Costumamos olhar para a igreja em Atos procurando padrões para a nossa vida como Igreja hoje. O sistema de governo, o exemplo missionário, os milagres, as pregações, o compromisso até a morte dos primeiros crentes, são todos temas de discussão e debate sobre o quanto nós hoje podemos seguir nos passos deles. A igreja primitiva é usada como “paradigma”, exemplo, padrão. Com certeza, o fato de que o ministério e a ressurreição de Jesus tinham sido eventos recentes, e presenciados por muitos dos primeiros cristãos (e o fato de que realmente esperavam a volta imediata do Senhor) tinha uma influência muito grande no caráter das atividades deles. Isso deve sempre ser levado em consideração quando pensamos em como seguirmos o exemplo deles nos dias de hoje, tanto tempo após a estadia de Jesus na terra. Mesmo assim, entre os exemplos que eles nos deixaram há um aspecto da vida daqueles irmãos que nos desafia na área do comportamento social da igreja: a misericórdia que demostraram aos necessitados das suas comunidades, e o desprender total dos seus bens pessoais.
Nesse estudo veremos quatro passagens que destacam este comportamento, e nós vamos fazer uma ligação com a vida de hoje, para ver como os primeiros crentes podem nos encorajar a mostrarmos também tamanha misericórdia.
10 min
2. Dividir as pessoas em quatro grupos para conversarem sobre as passagens e perguntas nas folhas anexas (faça cópias antes, para distribuição).
20 min
3. Juntar todos. Pedir que uma pessoa de cada grupo faça um relatório das conversas deles.
Resumir: Além de serem excelentes evangelistas, e terem uma visão missionária expansiva, as primeiras comunidades de crentes