Igreja luterana
1) A cruz preta - lembra que Jesus, sacrificou sua vida em nosso favor. 2) A cruz preta, envolvida pelo coração vermelho, significa que Cristo é o centro da vida da comunidade e da Igreja. Ele é o mais importante. A cor vermelha é símbolo do amor que se doa e reparte. 3) As cinco pétalas brancas assinalam que pela fé, atuante em prol da justiça e da paz, temos alegria, consolo e paz com Deus, conosco mesmo e uns com os outros. 4) O fundo azul lembra o céu e aponta para a fidelidade de Deus. Essa é a base de nossa esperança. 5) O anel dourado lembra o ouro, metal mais precioso. Simboliza tudo aquilo que Deus nos dá pela fé em forma de sinais: perdão, comunhão, esperança, sentido de vida, o pão de cada dia… Aponta também para aquilo que, na eternidade, nos será dado: alegria sem fim, satisfação de todas as necessidades e anseios.
A ruptura com os católicos, por volta de 1517, lançou as bases para a expansão do protestantismo. Os luteranos condenavam o comportamento moral dos padres católicos e acreditavam que a salvação estava nas escrituras sagradas.
A distribuição dos Luteranos hoje se encontra da seguinte forma: Europa: 49 milhões; África: 21 milhões; América: 10 milhões; Ásia:10 milhões;
Os países com o maior número de Luteranos:
1º) Alemanha: 23,0 milhões; 2º) Estados Unidos: 8,4 milhões; 3º) Suécia: 7 milhões; 4º) Finlândia: 4,6 milhões; 5º) Dinamarca: 4,5 milhões; 6º) Etiópia: 5,6 milhões; 7º) Indonésia: 5,7 milhões; 8º) Noruega: 4 milhões; 9º) Tanzânia: 3,5 milhões; 10º) Madagascar: 3,5 milhões; 11º) Brasil: 1 milhão.
Rio Grande do Sul: 529 mil Santa Catarina: 260 mil Paraná: 91 mil Espírito Santo: 85 mil São Paulo: 28 mil Rondônia: 21 mil Minas Gerais e Rio de Janeiro: 17 mil Região Centro-Oeste: 26 mil Região Nordeste: 6 mil Região Norte: 4 mil
Centro de Novo