igreja edificada
“Sobre esta pedra edificarei a minha Igreja, e as portas, do inferno não prevalecerão contra ela.” Mateus 16:18
Vivemos em um mundo no qual todas as coisas estão perecendo. Reinos, impérios, cidades, instituições, famílias, tudo é passível de mudanças e corrupção. Uma lei universal parece prevalecer em todo lugar.
Há uma tendência, em todas as coisas criadas, a uma deterioração. Há uma coisa triste e depressiva nisto. Que lucro tem um homem no trabalho de suas mãos? Haverá algo que permanecerá? Haverá algo que durará? Haverá algo que resistirá? Haverá algo na qual poderemos dizer: Isto continuará para sempre?
Há cinco coisas nestas palavras que exigem sua atenção:
1. Um edifício: “Minha Igreja”
2. Um construtor: Cristo diz: “Edificarei minha igreja”
3. Uma fundação: “Sobre essa pedra edificarei minha igreja”.
4. Perigos implícitos: “As portas do inferno”.
5. Garantia afirmada: “As portas do inferno não prevalecerão contra ela”.
1. AIgreja de nosso texto é a edificação de todos os verdadeiros crentes no Senhor Jesus Cristo. Ela compreende todos os que se arrependeram dos seus pecados e se refugiaram em Cristo pela fé, e foram feitas novas criaturas nele. Ela consiste em todos eleitos de Deus, todos aqueles que têm recebidos a graça de Deus, todos aqueles que foram lavados no sangue de Jesus, todos aqueles que foram revestidos pela
Justiça de Cristo, todos aqueles que nasceram de novo e foram santificados pelo Espírito de Cristo. São os tais todos de cada nação, povo, e língua compõem a Igreja de nosso texto. Essa é a noiva. Essa é a esposa do cordeiro. Essa é a Igreja sobra a rocha.
2. Passo ao segundo ponto para qual eu proponho chamar a sua atenção. Nosso texto contém não meramente um edifício, mas também um construtor. Nosso Senhor Jesus Cristo declara: “Eu edificarei minha Igreja”.
Encontramos dizendo em nosso texto, “Eu edificarei: o trabalho de edificação é minha obra especial”.
É Cristo quem lavou seus pecados.