História da Arquitetura Barroca Litorânea
PROJETO DE PESQUISA
ARQUITETURA BARROCA LITORÂNEA BRASILEIRA
Santa Maria, RS
2012
ARQUITETURA BARROCA LITORÂNEA BRASILEIRA
Projeto de Pesquisa do curso de Arquitetura e Urbanismo . Áreade ciências tecnológicas.
Orientador: Edir Lucia Bosognin
Santa Maria, RS
2012
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO
Esta pesquisa tem como objetivo enumerar, caracterizar e elucidar as obras do período colonial brasileiro, em especial a arquitetura barroca desenvolvida no litoral do país. Dando foco as obras sacras de maior destaque desenvolvidas no Maranhão, Pernambuco, Bahia e Rio de Janeiro.
2 REFERÊNCIAL TEÓRICO
Inicialmente, é de suma importância a caracterização do termo barroco e a desambiguação do barroco em sí do barroco mineiro. Sendo o barroco um estilo artístico nascido em meados do século XVI que visava a contra-reforma e se destacava pela exeberancia de suas obras. Já o barroco mineiro é uma místura dos estilos barroco e rococó que se desenvolveu como uma resposta tardia ao barroco europeu, por volta do século XVIII, apesar de seu visível explendor tem características peculiares.
A religião sempre regeu costumes e interesses tanto no brasil como na europa, ainda mais intensamente no período colonial brasileiro, dentre as facções religiosas que aqui se instalaram encontram-se: -Os Jesuítas, as Carmelitas e os Franciscanos. Dentre as características peculiares do barroco mineiro os pontos focais, segundo Therezinha Barreto de Figueiredo são:
“exuberância de decoração interna das igrejas; uso intenso da talha de diferentes cores, sobretudo o revestimento de ouro; crescente tendência à movimentação e encurvamento, primeiro da arquitectura interna das igrejas, depois da externa; realismo das esculturas e imagens; e presença simultânea de ornamentos religiosos e profanos.”