Igreja basílica do senhor do bomfim
1. HISTÓRICO
1.1 SINCRETISMO RELIGIOSO
2. LOCALIZAÇÃO
3. TÉCNICAS, MATERIAIS E SISTEMAS CONSTRUTIVOS
4. ANÁLISES ARQUITETÔNICA, FORMAL E ESTILÍSTICA
4.1 ANÁLISE DAS IMAGENS
5. REFERÊNCIAS
1. HISTÓRICO
Desde o seu surgimento Salvador se tornou um grande centro religioso do ponto de vista da igreja católica. Em 1551 foi criado o primeiro bispado de São Salvador da Bahia. O estado foi sede do único bispado do Brasil durante 125 anos (de 1551 a 1676). A sociedade foi se estabelecendo do ponto de vista religioso gerando as suas irmandades tanto de ordem religiosa quanto de ordem secular (ordens que não são ligadas a ordens religiosas e sim ao clero secular), como é o caso da Igreja de Nosso Senhor do Bonfim. Em suma, clero secular tem a sua sede no vaticano, este tem que administrar a igreja católica do mundo inteiro, então a administração é dividida regionalmente, em dioceses ou arquidioceses (arqui quer dizer maior), quem dirige a arquidiocese é o arcebispo, quem dirige a diocese é o bispo, então nós temos um arcebispo, que administra essa região aqui da bahia, que é o arcebispado de são Salvador da Bahia, este é o clero secular.
As igrejas ainda não eram muitas nos séculos XVI e XVII, mas o século seguinte ficou marcado como o período que mais se construiu edifícios religiosos na Bahia, dentre igrejas, conventos e mosteiros. Se dividirmos o numero de igrejas construídas no século XVIII por cem anos daria uma média de uma igreja a cada ano e meio, ou seja, foram construídas mais de 60 igrejas no século XVIII. Nesse século, as igrejas não eram monumentais, mas, eram muito ricas em adornos, ornatos de talha dourada, prataria, pinturas, dentre outros, e a Igreja do Nosso Senhor do Bonfim foi uma das que se destacou.
A Igreja Basílica de Nosso Senhor do Bonfim fica localizada na ladeira do Bonfim, na única colina da península de Itapagipe. Foi construída entre os anos de 1745 e 1772, mas