Igor
2 Reis 2:9 Nos momentos finais e iniciais das jornadas proféticas de Elias e Eliseu, a palavra do Senhor nos concede um profundo ensinamento. Neste texto, os profetas passaram por Gilgal, Betel, Jericó e Jordão. Quatro lugares, quatro testes, quatro ensinamentos de fidelidade na caminhada e consequente porção espiritual dobrada.
Gilgal
O teste da fidelidade espiritual de Eliseu começa em Gilgal. Aqui, o jovem profeta é testado para não permanecer, não seguir adiante. Para entendermos o significado espiritual para os dias de hoje, devemos lembrar que Gilgal é mencionado pela primeira vez na Bíblia no livro de Josué (5.9), como local escolhido por Deus para a nova geração de israelitas serem circuncidados. Gilgal significa "removido". Então, Gilgal é o local onde a carne deve ser tratada. Onde o pecado deve ser removido. Neste primeiro teste de Eliseu, sua carne deveria ser tratada. Se queremos viver lado a lado com o Espírito do Senhor, nossa carne deve ser tratada, suas concupiscências devem ser removidas. Nestes quatro estágios da caminhada cristã, muitos ficam apenas neste primeiro. A Palavra diz que o que é nascido da carne é carne, e Eliseu passa no teste da carne, vence a carne e sua jornada espiritual prossegue.
Betel
Esta cidade é mencionada pela primeira vez na Bíblia como o local onde Abraão edificou um altar, como local para comunicação com Deus. Depois de passar em Betel, Abraão desce ao Egito, e lá ele não edifica altar e passa por várias tormentas que o faz voltar a Betel. No Egito (mundo) não tem altar, não tem comunicação com Deus. Este segundo teste de Eliseu ensina que devemos vencer o mundo, sair do mundo, não ficar "mais ou menos" na igreja e "mais ou menos" no mundo. Para avançarmos na jornada espiritual, devemos passar nos testes em que