IFB administra o exercicios
Técnico em Serviços Públicos
Turno vespertino
Administração
Prof. Gustavo
Aluna: Luciana M de Paula
Exercícios:
1.Defina o que é Planejamento?
R: Planejamento é os objetivos ou resultados a serem alcançados.
2.Explique atitudes Proativas e Reativas, em relação Planejamento?
R: Proativas: é representada pelas forças que desejam e impulsionam as mudanças. É a atitude dos administradores que processam de maneira positiva os inputs que vêm do ambiente e de dentro da própria organização. Essa informação, usada proativamente, provoca mudanças que permitem à organização alterar dinamicamente seus sistemas internos e suas relações com o ambiente. A atitude é mais proativa quanto mais rapidamente a organização antecipar-se ao futuro e fizer as mudanças necessárias.
Reativas: é representada pelas forças que desejam e preservam a estabilidade, a manutenção do status quo. É a atitude dos administradores que processam negativamente as informações que vêm do ambiente externo e de dentro da própria organização. Essa informação não é capaz de provocar nenhuma mudança, seja na forma como a organização trata seus recursos, seja na forma como se relaciona com o ambiente. A estabilidade é preservada por forças poderosas, que oferecem resistência à mudança.
3.Cite e comente as fases do Processo de Planejamento?
R: O processo de planejar é uma operação mental, que pode ser individual o um colaborativa, e que funciona como um sistema com dois subprocessos ou etapas: (1) produção e análise de informações e (2) tomada de decisões e elaboração de planos.
Produção e análise de informações: Um processo sistemático de planejamento começa com a produção (ou obtenção) e análise de informações sobre uma situação presente, passada ou futura. Essas informações mostram necessidades, ameaças, oportunidades, decisões à serem implementadas ou uma condição com a qual você, como administrador, quer ou deve lidar. É preciso planejar e, para planejar, é preciso dispor de