iefp
Profissional
Disciplina: Área de Integração
Enquadramento
No quadro da modernização da Administração Pública – medida de dimensão transversal ao Plano Tecnológico do Governo – a modernização dos Serviços Públicos de
Emprego, assume especial relevância dado o papel chave que desempenham junto do mercado de trabalho, tanto na mediação, entre a procura e oferta de emprego, como na implementação das medidas ativas de emprego.
Atendimento
No
âmbito deste Modelo, entende-se por
Atendimento toda a atividade de interação entre os
Serviços de Emprego e os Utentes (Candidatos e
Entidades), quer a mesma decorra de forma direta e presencial quer através dos canais disponíveis.
IEFP
O Instituto
do Emprego e Formação Profissional,
(IEFP) é um organismo do Estado Português, que atua em todo o território continental e tem como missão combater o desemprego através de políticas activas de emprego, de que se destaca a formação profissional, os estágios profissionais, os contratos de emprego-inserção e outras medidas de apoio ao empreendorismo e à criação do próprio emprego.
Caracterização e Objetivos
O
IEFP tem sede em Lisboa e cinco delegações regionais distribuídas pelo país. Na sua dependência estão 82 centros de emprego, 32 centros de formação profissional de gestão directa e 29 centros de formação profissional de gestão participada.
Possui autonomia administrativa e financeira, sendo actualmente tutelado pelo Ministério da Economia e do Emprego. Além de gerir a oferta de emprego, constituindo um elo entre trabalhadores e entidades empregadoras, também promove e disponibiliza formação profissional.
História
Na sequência de um inquérito realizado em 1931 que determinou que existiam
41000 desempregados no país, a 19 de Dezembro de 1932, foram criados o
Comissariado de Desemprego e o Fundo de Desemprego na dependência do
Ministério das Obras Públicas e Comunicações.