IEEE
Sistemas de Informação 5ª fase
Administração e gerência de redes de Computadores
Acadêmico: Maurilio Fernando Mendes
IEEE
IEEE
O Instituto de Engenheiros Eletricistas e Eletrônicos ou IEEE é uma organização profissional sem fins lucrativos, fundada nos Estados Unidos. É a maior (em número de sócios) organização profissional do mundo. O IEEE foi formado em 1963 pela fusão do Instituto de Engenheiros de Rádio (IRE) com o Instituto Americano de Engenheiros Eletricistas (AIEE). O IEEE tem filiais em muitas partes do mundo, sendo seus sócios engenheiros eletricistas, engenheiros da computação, cientistas da computação, profissionais de telecomunicações etc. Sua meta é promover conhecimento no campo da engenharia elétrica, eletrônica e computação. Um de seus papéis mais importantes é o estabelecimento de padrões para formatos de computadores e dispositivos.
Geralmente participa em todas as atividades associadas com organizações profissionais:
Editando e publicando jornais.
Estabelecendo atividades de padrões baseadas em consenso.
Organizando conferências.
Promovendo publicações técnicas, de seus próprios jornais, padrões e textos de membros.
Padrões Notáveis do IEEE
O IEEE-488 é um padrão para barramento de comunicações digitais de curto alcance que tem sido usado por mais de 30 anos. Criada originalmente para uso com equipamentos de teste automatizados, a especificação ainda está amplamente em uso com esta finalidade. O IEEE-488 é também geralmente conhecida como HP-IB (Hewlett-Packard Instrument Bus) eGPIB (General Purpose Interface Bus).
O IEEE-488 permite que até 15 dispositivos compartilhem um único barramento paralelo de 8 bits em cadeia. O dispositivo mais lento participa no controle e no handshake de transferência de dados para determinar a velocidade da transação. A taxa máxima de dados é de cerca de um Mbyte/s no padrão original e cerca de 8 Mbyte/s com aperfeiçoamentos