Ieee 802.3
O Padrão IEEE 802.3 é utilizado em Redes Locais (LAN) ele emprega o método de acesso compartilhado aos meios de transmissão tipo CSMA/CD . O IEEE 802.3 abrange diversos tipos de meios e técnicas para uma variedade de taxas de sinais. As famílias de sistemas suportados são a Ethernet (10 Mibit/s), Fast Ethernet (100 Mbit/s) e Gigabit Ethernet (1 Gbit/s). Estudar este padrão é de grande importância para que possamos entender tanto os padrões estabelecidos por fabricantes de cabos, para que possamos entender e implantar projetos de cabeamento estruturado.
Padrão IEEE 802.3
O IEEE 802.3 é uma coleção de Standards que especificam as camadas físicas e a sub-camada MAC da camada de ligação de dados do Modelo OSI para o protocolo Ethernet, tipicamente uma tecnologia LAN com algumas aplicações WAN. As ligações físicas são estabelecidas entre modos e/ou dispositivos da infra-estrutura (concentradores, comutadores, routers) por vários tipos de cablagem de cobre e fibra.
O tamanho máximo de um pacote é de 1518 bytes, embora tenha sido estendido para 1522 bytes para suportar Virtual LAN e informação de prioridades no 802.3ac. Como limite mínimo, nos casos em que as camadas superiores enviam um PDU inferior a 64 bytes, o 802.3 preenche o campo de dados até perfazer os 64 bytes mínimos.
Embora tecnicamente incorreto, os termos pacote e frame são freqüentemente usados como o mesmo significado. Os Standards ISSO/IEC 802-3 definem os frames da sub-camada MAC consistindo nos campos de endereço de destino, de origem, o tamanho, os dados, e as sequencias de controle (FCS). O preâmbulo e delimitador de início do frame (SFD) são tipicamente considerados juntos como sendo o cabeçalho de um frame MAC. Este cabeçalho e o frame propriamente dito é que formam o pacote.
|Sigla |Denominação |Cabo