Padrão IEEE
ETHERNET
Nome: Oscar Avelino da Penha
Professor: Osimar
Curso: Técnico em Redes
Turno: Matutino
Campus: Oeste
PROJETO IEEE 802
O IEEE iniciou em 1980 o projeto conhecido como 802, que definiu uma série de normas para as camadas Física e Enlace do modelo de referência OSI. Sendo a camada de Enlace subdividida em duas camadas: LLC (Logical Link Control) e MAC (Medium Access Control). Nesse projeto, os padrões diferem na camada física e na subcamada MAC, mas são compatíveis na subcamada LLC.
As definições deste projeto foram aceitas pelos demais organismos de padronização, dentre eles a ISO (sob nome ISO 8802). O projeto foi dividido nos seguintes grupos:
802.3 : descrição da subcamada MAC e camada Física para redes com topologia em barramento e método de acesso ao meio baseado em CSMA/CD;
Analisaremos mais em detalhes algumas destas propostas nas subseções seguintes.
A norma IEEE 802.3
O padrão IEEE 802.3 é para uma LAN com CSMA/CD 1-persistente. Sua origem vem do sistema ALOHA, posto em funcionamento em 1971 para comunicação entre os computadores dos 7 campi (em 4 ilhas) da Universidade do Havaí. A comunicação era feita por ondas de rádio. Mais tarde a detecção de portadora foi adicionada, e a Xerox construiu um sistema CSMA/CD de 2.94 Mbps para conectar até 100 estações de trabalho pessoais em um cabo de até 1 Km de extensão. O sistema foi chamado de Ethernet como referência ao éter luminescente, através do qual se pensou, em certa época, que se propagavam as radiações eletromagnéticas. A Ethernet da Xerox foi tão bem sucedida que a Xerox, a DEC e a Intel redigiram um padrão para uma Ethernet de 10 Mbps (Ethernet versão 2). Esse padrão formou a base do IEEE 802.3.
O padrão 802.3 difere da especificação Ethernet no fato de descrever toda uma família de sistemas CSMA/CD 1-persistentes, rodando a velocidades de 1 a 10 Mbps e sob diversos meios físicos (do par-trançado a fibra ótica,