Ied caso resolvido cris
Avaliação continuada do pensamento crítico e da objetividade do educando, para medir a sua capacidade de análise, de síntese e de avaliação ao nível cognitivo superior, através de questões de desenvolvimento oral, ao longo da aula, e resolução de exercícios, a saber:
Caso Concreto
Função social do Direito
Quando Paulo Roberto chegou, a aula já estava acabando. Silenciosamente, encaminhou-se para o fundo da sala, sentou-se e ficou ali ouvindo o professor que concluía uma aula de Introdução ao Direito, afirmando que aquela disciplina tinha como principais objetivos abrir para os alunos as portas do Curso de Direito e despertá-los para o gosto e o entusiasmo pelo Direito e que um dos objetivos da Introdução ao Direito é estimular a reflexão do aluno sobre o que é o Direito e o papel que desempenha ou pode desempenhar dentro da estrutura social.
Por fim, o professor deixou duas questões na lousa para os alunos responderem. Paulo Roberto pede então a você, seu colega de classe, que o ajude nesta tarefa. Vamos às questões: O que é o Direito? É possível definir o termo "Direito" de maneira homogênea e definitiva?
Gabarito sugerido: Para doutrina predominante, não é possível estabelecer uma única definição lógica de "Direito".Este é empregado em diferentes acepções:
Direito-Ciência (Ciência Jurídica ou Dogmática Jurídica);
Direito-Norma (Direito Objetivo);
Direito-Faculdade (Direito Subjetivo);
Direito-Justo (Ideal de justiça);
Direito Fato-Social (Fenômeno histórico-social);
Direito existencial (Dignidade da pessoa humana);
Direito natural;
Direito positivo;
Direitos humanos;
Direito como ramo do conhecimento jurídico (Direito público, Direito privado, Direito misto). Pode-se, por um lado, a título provisório e aos olhos do homem comum, admitir que o "DIREITO É LEI E ORDEM". Aqui, trata-se do Direito na acepção de lei ou norma (regra social obrigatória): Um conjunto de regras de conduta obrigatória, que