Idéias Emile Durkheim e Augusto Comte
Augusto Comte Comte é conhecido pelo desenvolvimento de uma perspectiva filosófica chamada positivismo. Tal filosofia teve uma importante influência no desenvolvimento das ciências sociais pela Europa. Émile Durkheim é por muitos considerado o fundador da Sociologia como disciplina científica. Dentre as várias influências que permearam o pensamento durkheimiano, uma das mais fortes é a de Augusto Comte. Ambas as partes contribuíram para educação trazendo consigo, descobertas e conhecimentos para a sociedade atual. Impôs autoridade e respeito perante ao educador. O núcleo da filosofia de Comte radica na idéia de que a sociedade só pode ser convenientemente reorganizada através de uma completa reforma intelectual do homem.
Com isso, distintingue-se de outros filósofos de sua época como Saint-Simon e Fourier, preocupados também com a reforma das instituições, mas que prescreviam modos mais diretos para efetivá-la.
Enquanto esses pensadores pregavam a ação prática imediata, Comte achava que antes disso seria necessário fornecer aos homens novos hábitos de pensar de acordo com o estado das ciências de seu tempo.
Por essa razão, o sistema comteano estruturou-se em torno de três temas básicos:
Em primeiro lugar, uma filosofia da história com o objetivo de mostrar as razões pelas quais uma certa maneira de pensar (chamada por ele filosofia positiva ou pensamento positivo) deve imperar entre os homens.
Em segundo lugar, uma fundamentação e classificação das ciências baseadas na filosofia positiva. Finalmente, uma sociologia que, determinando a estrutura e os processos de modificação da sociedade permitisse a reforma prática das instituições.
A esse deve-se acrescentar a forma religiosa assumida pelo plano de renovação social,