AS IDEIAS CENTRAIS DE: AUGUSTO COMTE, KARL MARX, ÉMILE DURKHEIM E MAX WEBER.
Augusto Conte (Positivismo)
Augusto Conte um positivista que influenciou grandemente a formação na republica do Brasil. Tanto que o lema da bandeira brasileira é Ordem e Progresso, foi inspirado na doutrina desse filósofo Frances.
Sociologia é a ciência no qual estão subordinadas as demais ciências. Além disso, para Conte a sociologia deve promover uma organização mais progressiva e livre do espírito ou natureza humana e da sociedade. Portanto, tem no seu interior uma instancia moral.
Segundo Arthur Virmond de Lacerda, professor da Faculdade Internacional de Curitiba: "Ele reviu as ciências para definir o que, nelas, decorria da realidade dos fatos e permitia a formulação de leis naturais, que orientariam os homens a agir para modificar a natureza".
Positivismo – A investigação do real através da observação. Comte acreditava que tanto a natureza como a sociedade eram regidas por leis imutáveis. O positivismo tem como prioridade entender como os fenômenos ocorrem e não as causas do fenômeno. Comte acreditava que o estudo da sociedade deveria ser encarado como uma ciência tradicional como a Física, Astronomia, dando origem ao termo “ Física Social”.
A instituição da Moral como ciência - estudo da constituição psicológica dos indivíduos e suas interações sociais.
O principio do “Espirito de Conjunto” - O sistema determina o comportamento de suas partes. Como o ambiente influencia o comportamento dos indivíduos, como a sociedade participa da construção de valores e princípios morais.
A Designação do termo Sociologia, para o estudo da ciência social, do comportamento da sociedade e das relações entre os indivíduos.
Lei dos três Estados - Descreve as etapas pelas quais o espirito humano teve que atravessar em sua busca pelo conhecimento absoluto.
Estado teológico: também denominado fictício, baseou-se em explicações transcendentais. Sintetizando