IDÉIAS DO AUTOR A PARTIR DE SUAS EXPERIÊNCIAS PESSOAIS
Doris Pires Vargas Bolzan no texto “Formação de professores: Reflexões sobre os saberes e fazeres na escola” destaca os estudos realizados por Paulo Freire onde esse cita que: a formação docente e a importância de uma prática educativa reflexiva é relevante. “O autor considera que a docência não pode existir sem a ética, a estética, a consciência da inconclusão, da crítica”.
Percebe-se que essa é uma questão histórica, ligada à profissionalização do ensino, ou seja, procura definir a procedência dos conhecimentos que embalavam o magistério.
Ao fazer a leitura do texto é possível entender o processo pelo qual passa hoje a educação no geral, pois o papel do professor, foco central da educação, ainda não está exatamente definido. Há professores que ainda reproduzem os valores definidos por pequena parte da sociedade e há professores que tentam de alguma forma educar para transformar.
Na escola onde trabalho é possível ser um professor que interage com o aluno, vivênciar situações, educar para transformar. Essa não foi uma conquista que se fez de imediato. Foram necessários muitos momentos de discussões e analises sobre o verdadeiro papel do educador para que se concluísse que não somos meros transmissores de conteúdos, mas sim mediadores entre aluno e conhecimento o que nos coloca como foco nesse processo.
Diante da comunidade nossa função é de assistencialistas uma vez que os pais passam toda a responsabilidade para os professores que precisam assumir até mesmo papel de pais.
Há ainda uma árdua caminhada para o reconhecimento da verdadeira função d educador. Podem fazer pesquisas de todos os gêneros enquanto o professor não for reconhecido como agente que atua é ativo e participativo no processo de construção social a educação continuará andando a passos lentos.