Idosos no Brasil
Não é de agora que o número de pessoas idosas não para de crescer no Brasil. Hoje, essa parcela da população resulta em cerca de 23 milhões, e estima-se que em 2050 atinja os 63 milhões, o problema é que o país parece não estar preparado para cuidar desse novo contingente de velhos brasileiros.
Em apenas 20 anos, a população de idosos simplesmente dobrou, e calcula-se que em 2025 o Brasil irá se tornar o 6º país com a maior quantidade de idosos do mundo. Isso se dá principalmente devido a maior expectativa de vida, causada pelo avanço da saúde e tecnologia e pela maior preocupação das pessoas com sua própria saúde e bem-estar, o que é ótimo! Contudo, será que o Brasil está, ou pelo menos estará preparado para tudo isso? A resposta é não.
A verdade é que antigamente os idosos eram mais respeitados e valorizados, enquanto hoje, são na maioria das vezes excluídos pela sociedade ou até pela própria família. A cultura é uma questão que reflete muito na forma que tratamos as pessoas em geral, e em algumas culturas os idosos são tratados com grande prestígio, pois passaram por diversas experiências na vida, e por isso, são dotados de grande sabedoria, que acabam transmitindo para os jovens. Infelizmente, na sociedade brasileira, os mesmos são tratados como coisas que não possuem mais utilidade e que só traz problemas, assim, se tornam um incômodo.
Além disso, mesmo com todo esse desenvolvimento tecnológico dos últimos tempos, poucas pessoas pensam em projetos para facilitar e melhorar o dia-a-dia dos velhinhos, a maioria nem ao menos para para refletir o quão importante é a nossa companhia para eles, pessoas muitas vezes já sofridas, abandonadas e doentes, que apenas precisam de pequenos gestos de carinho...
Num mundo onde a expectativa de vida vem aumentando e a população crescendo cada vez mais, é necessário criar oportunidades para que as pessoas idosas possam continuar exercendo seu papel na sociedade, sendo respeitadas como