idoso no brasil
CONCEITOS
GERONTOLOGIA: É A DISCIPLINA CIENTÍFICA MULTI E INTERDICIPLINAR, CUJAS FINALIDADES SÃO O ESTUDO DAS PESSOAS IDOSAS, AS CARACTERÍSTICAS DA VELHICE ENQUANTO NA FASE FINAL DO CICLO DE VIDA, O PROCESSO DE ENVELHECIMENTO E SEUS DETERMINANDES BIOPSICOSSOCIAIS.
ENTÃO GERONTOLOGIA É O RAMO DA CIÊNCIA QUE ESTUDA O IDOSO E O ENVELHECIMENTO. OS GERONTÓLOGOS SÃO TODOS OS PROFISSIONAIS DE NÍVEL SUPERIOR QUE FIZERAM UM OUTRO ESTUDO OU UMA PÓS GRADUAÇÃO EM GERONTOLOGIA, ENTÃO NOS TEMOS ENFERMEIROS GERONTÓLOGOS, ADVOGADOS GERONTOLOGOS, ASSITENTES SOCIAIS GERONTÓLOGOS ETC. ISSO FAZ COM QUE ESSE PROFISSIONAL TENHA UMA VISÃO MELHOR DO QUE ESTÁ ACONTECENDO COM O IDOSO.
GERIATRIA: EM OUTRAS PALAVRAS É A ESPECIALIDADE MÉDICA VOLTADA PRO ATENDIMENTO DO IDOSO, AONDE TEM COMO BASE OS CONHECIMENTOS DE MEDICINA INTERNA, NEUROLOGIA, PSIQUIATRIA E CARDIOLOGIA. O MÉDICO GERIATRA TEM QUE TER ESSES CONHECIMENTOS BÁSICOS PARA TER A CAPACIDADE DE ATENDER OU PELO MENOS IDENTIFICAR SABER DO QUE NÃO É CAPAZ E ENCAMINHAR PARA A SUBESPECIALIDADE, SABER + GERENCIAR (NO MÍNIMO O GERIATRA TEM QUE SABER GERENCIAR: DE CHEGAR E RECONHECER AS MEDICAÇÕES E SER CAPAZ DE IDENTIFICAR POR EXEMPLO UMA MEDICAÇÃO QUE UM NEUROLOGISTA PASSOU AO IDOSO QUE E ÍMPOSSIVEL DE USAR COM UM QUE O CARDIOLOGISTA RECEITOU. TAMBÉM IDENTIFICANDO MEDICAMENTO DO CARDIOLOGISTA É ESSENCIAL PARA A VIDA DO PACIENTE O DO NEURO NÃO. GERENCIANDO, CONDUZINDO ISSO). QUANDO SÃO COISAS BÁSICAS NÃO É NECESSERIO O ENCAMINHAMENTO A ESSAS SUBESPECIALIDADES O GERIATRA JÁ IDENTIFICA E FAZ TODO PROCEDIMENTO NECESSÁRIO.
IDOSO: SÃO PESSOAS ACIMA DE 60 ANOS. EM PAÍSES DESENVOLVIDOS ACIMA 65 ANOS. (ESSA CONSIDERAÇÃO DE IDADE NÃO É UM DADO CIENTÍFICO E SIM POLÍTICO). SOB ALGUNS ASPECTOS, PRINCIPALMENTE LEGAIS, NO ENTANTO O LIMITE É DE 65 ANOS TAMBÉM EM NOSSO PAÍS.
ENVELHECIMENTO: É UM PROCESSO DINÂMICO E PROGRESSIVO, NO QUAL HÁ MODIFICAÇÕES MORFOLÓGICAS, FUNCIONAIS, BIOQUÍMICAS E PSICOLÓGICAS, QUE DETERMINAM