Idosos na sociedade
EDILEUSA TIBURCIO 911.114.708
FELIPE ENDRIGO 911101965
LUANA DOS SANTOS SILVA 911111669
PRISCILA ALMEIDA PEREIRA 913.125.260
VITÓRIA ALICIA BATISTA BARROS 911118888
IDOSOS
IDOSOS NO BRASIL
SÃO PAULO
2013
IDOSOS
IDOSOS NO BRASIL
TRABALHO DESENVOLVIDO DURANTE A DISCIPLINA
DE RESPONSABILIDADE SOCIAL E AMBIENTAL,
COMO PARTE DA AVALIAÇÃO REFERENTE AO 5º SEMESTRE.
PROFESSORA: SOLANGE ELIANE CRESPI
SÃO PAULO
2013
Introdução
Nesse trabalho falaremos da vida idosa em nosso país e como ela vem se desenvolvendo e se tornando mais presente em nosso dia-a-dia.
A cada ano que passa nossa expectativa de vida aumenta gradativamente, graças à melhoria na qualidade de vida da população. Mesmo com tantos obstáculos impostos aos nossos velhinhos, essas pessoas maravilhosas conseguem seguir em frente e mostrar que merece o direito a vida cada vez melhor e mais longa.
A sociedade passa por grandes modificações. A tecnologia avança, os meios de comunicação bombardeiam com fatos e dados, a vida é cada vez mais agitada, o tempo cada vez menor e as condições econômicas são mais difíceis, principalmente à medida que as pessoas vivem mais. Isso tudo exige uma capacidade de adapta-ção, que o idoso nem sempre possui, fazendo com que essas pessoas enfrentem diversos problemas sociais.
Envelhecer é um processo natural que caracteriza uma etapa da vida do homem e dá-se por mudanças físicas, psicológicas e sociais que acometem de forma particular cada indivíduo com sobrevida prolongada. É uma fase em que, ponderando sobre a própria existência, o indivíduo idoso conclui que alcançou muitos objetivos, mas também sofreu muitas perdas, das quais a saúde destaca-se como um dos aspectos mais afetados
A Organização Mundial de Saúde – OMS definiu como idoso um limite de 65 anos ou mais de idade para os indivíduos de países desenvolvidos e 60 anos ou mais de idade para indivíduos de países subdesenvolvidos.
A qualidade de vida e o