Ideologias de principais partidos políticos
Com este núcleo partidário, o PSDB foi formado pela confluência de diferentes pensamentos políticos contemporâneos: dos trabalhistas, adotou a primazia do trabalho sobre o capital; a ética, a solidariedade e a participação comunitária foram assimiladas dos pensadores católicos personalistas, e das ações políticas dos líderes europeus do pós-guerra. Trouxe do socialismo sua vertente democrática e do comunismo a luta dos trabalhadores por direitos iguais, inclusive no voto, e inclui ainda o combate ao totalitarismo de esquerda e direita.
Entre as principais propostas originais do partido encontram-se o enxugamento da máquina, a instituição do parlamentarismo no plano político e uma economia de mercado regulada pelo Estado, com participação mais livre das empresas privadas e de investidores internacionais.
Questionamento: O PSDB está em luta de família com o PT, pois no fundo ambos são socialistas. Onde está o passado de lutas pelo Brasil? Pelas eleições diretas e pelos grandes nomes? Temos hoje escândalos de mensalão entre PT e PSDB de Minas Gerais. Falta uma ideologia clara que existia nos antigos membros. Hoje seus membros querem o poder apenas para usufruir dele.
O partido se vendeu ao poder, trocou uma possível opção mais equilibrada aos PTistas loucos pelo poder pelos favores dele. Seu maior legado como partido que foi o Plano Real que estabilizou a economia, está ficando cada vez mais no passado. Estão juntos e misturados.
O PT desde a sua fundação, apresenta-se como um partido de Esquerda que defende o socialismo como forma de