Ideologia
Poderemos definir ideologia de diversas formas entre as quais estão: Ideologia é um sistema de idéias característica de uma determinada sociedade ou grupo social, vinculado às experiências desse grupo; ou um conjunto de idéias que explicam e caracteriza um sistema, uma corrente filosófica; ou ainda um conjunto de idéias de crenças, valores, atitudes de uma determinada sociedade, ou seja, a forma de uma determinada sociedade ou grupo social ver o mundo.
Tem como função ocultar a verdadeira origem da sociedade (as relações de produção dessa sociedade), dissimular a luta de classe (onde os que realmente produzem não tem o poder aquisitivo de comprar os produtos que produzidos por eles próprios), negar as desigualdades sociais (diferenças de capacidade existentes entre os indivíduos) e criar a imagem ilusória de que o Estado tem sua origem no contrato social firmado entre homens livres e iguais.
É construída através das idéias, da divisão do trabalho e da divisão das classes sociais onde as classes menos favorecidas intelectualmente ou financeiramente são dominadas pelas classes mais intectualizadas ou com um poder aquisitivo maior (filósofos, professores, cientistas, artistas, sacerdotes, burguesia, empresários) estes visando somente os produtos ou mercadorias produzidos pelos trabalhadores. A divisão do trabalho no sistema capitalista implica na alienação do trabalhador (os indivíduos que não tem visão política, econômica, social, não tem noção do papel de desenvolve na sociedade em que esta inserida), perdendo a noção da riqueza que efetivamente produz. Atualmente temos uma sociedade de classes sociais tão diversificadas seja no sentido econômico, religioso ou social que podemos dizer que é possível dizer talvez, que haja uma unificação de interesses, pois hoje em dia não temos mais classes sociais estagnadas, o status social do indivíduo não de mede só pela sua função em seu serviço, ou pela condição financeira ou social. Como por exemplo, os