Ideologia
Na filosofia, o conceito de ideologia foi trabalhado bastante pelo filósofo e sociólogo Karl Marx, que ligava a ideologia aos sistemas políticos, morais e sociais criados pela classe social dominante, porem há vários sentidos para a palavra ideologia.
Em sentido amplo, é o conjunto de ideias, compreensões ou opiniões sobre algum ponto sujeito a discussão. Quando perguntamos qual é a ideologia de determinado pensador, estamos nos referindo à doutrina, ao seu conjunto de ideias e ao seu posicionamento interpretativo diante de certos fatos.
Além disso, a ideologia mostra uma realidade invertida, ou seja, o que seria a origem da realidade é posto como produto e vice-versa, o que é efeito passa a ser considerado causa, o que é determinado é tido como determinante.
Sendo assim nós entendemos que a propaganda é um meio simples de entender oque é e para que serve a ideologia. Por exemplo, a propaganda de automóvel, faz o homem mais confiante, inteligente, atraente e bem sucedido, o desodorante torna a mulher mais bonita, bem empregada e bem vestida, ou seja, tudo isso são artifícios para chegar a uma meta. Essa meta é vender o produto para o consumidor, criando um “eterno faz de conta”.
O que isso te haver com ideologia?
Como na propaganda a ideologia visa atingir uma meta, por exemplo: convencer uma pessoa, um grupo ou uma sociedade de que uma ideia, uma religião, um pensamento critico ou até mesmo algo inovador, é o correto, é o caminho certo a se seguir.
Na musica : “ideologia – Cazuza” no trecho em que ele cita ideologia eu quero uma pra viver, ou seja viver uma realidade