Ideologia da sociedade industrial resenha
Campus Alexandre Alves de Oliveira
Curso de Licenciatura Plena em História
Disciplina: História das Ideias Políticas
Professora: Marta Rovai
A Ideologia da Sociedade Industrial –
O Homem Unidimensional
Wenderson de Jesus Andrade Mariano
Parnaíba-PI
2013
Por meio desse trabalho comentarei brevemente os conceitos basilares trabalhados por Herbert Marcuse no livro A Ideologia da Sociedade Industrial, publicado originalmente em inglês com o título O Homem Unidimensional, nas páginas 13 a 37. Antes de explanar sobre os conceitos, porém, farei uma resumida contextualização temporal, política, e social do autor e de sua obra.
Nascido em Berlim em 19 de Julho de 1898 e falecido em Starnberg, próximo a Munique em 29 de Julho 1979, Herbert Marcuse fez parte do grupo conhecido como a Escola de Frankfurt. Sendo judeu e marxista, teve de sair da Alemanha, fugindo para Genebra em 1933, onde lecionou por um ano, seguindo depois para Paris. Em 1934 foi para os Estados Unidos, onde obteve a cidadania em 1940. Em 1964, publicou O Homem Unidimensional (publicado em português com o título A Ideologia da Sociedade Industrial).
A Grande Depressão, a Terceira Revolução Industrial, a ascensão e queda do Nazismo, a Segunda Guerra Mundial, a Guerra Fria e a expansão do comunismo na Europa Oriental e outras partes do mundo, foi nesse contexto amplo de grandes convulsões políticas e sociais que Marcuse produziu sua obra.
Posso citar alguns fenômenos sociais marcadamente presentes na elaboração dos estudos de Marcuse, tais como: a revolução industrial (marcada pela Era da Eletricidade no fim do século XIX e pela Era da Eletrônica a partir da terceira década do século XX quando o poder de penetração dos meios de comunicação se consolidou), a expansão do capitalismo liberal, o fortalecimento das economias de mercado e formação de uma sociedade de consumo.
Marcuse