Ideologia Da Racionalidade Tecnol Gica
O que é?
Segundo Herbert Marcuse, a ideologia da racionalidade tecnológica, está fundamentada em manter a sociedade em um determinado nível de alienação em questão do conhecimento. Isto é, esta ideologia leva as pessoas a crerem que possuem uma liberdade de escolha, enquanto a tecnologia moderna impõe um estilo de vida ao ser humano. Para ele a racionalidade tecnológica revela o seu caráter político ao se tornar o instrumento protagonista do controle social, sendo assim responsável por criar um mundo totalitário, onde a sociedade e natureza são mantidos para a defesa desse mundo, ele vê o avanço tecnológico como um mero material de dominação, tanto do próprio ser humano como do restante da natureza.
Pela visão de Marcuse, a sociedade está presa em um sistema totalmente planejado, onde qualquer pensamento contraditório a esse sistema é neutralizado, as pessoas trabalham para construir tecnologias que lhe sanarão as suas necessidades, porém essas tecnologias geram ainda mais necessidades.
As pessoas são induzidas a pensar que seguindo as instruções e padrões serão bem sucedidas, dessa maneira são mantidas em um estado de alucinação onde sequer pensam em reagir, e aqueles que conseguem sair deste estado, e veem o mundo como deveria ser, são engolidos por aqueles que veem o mundo como ele é.
De acordo com os seus pensamentos, essa estrutura fabrica uma humanidade pronta para consumir objetos inúteis, levam as pessoas à um trabalho extremo e no momento de seu lazer preenche todo o seu tempo com prazeres que devem manter as pessoas em seu nível de estupidez para que não se revoltem contra o sistema. Este padrão criado faz as pessoas acreditarem que se elas se esforçarem, elas terão as mesmas condições do que aqueles que estão no topo, ele faz as pessoas se culparem por não ter atingido um determinado objetivo, quando as suas condições eram obviamente inferiores.