Resumo Admistra O Complexa Revendo As Bases Cient Ficas Da Administra O
1554 palavras
7 páginas
“Admistração complexa: Revendo as bases científicas da administração”- Márcia Cristina Esteves Agostinho Teoria da Complexidade: Nova base conceitual capaz de readequar a prática administrativa ao ambiente organizacional contemporâneo.
Neste sentido, é apresentada a “Administração Complexa” – uma abordagem gerencial que leva para o universo das organizações os conhecimentos oriundos desta nova ciência. Com base no funcionamento dos chamados “sistemas complexos adaptativos”, são estabelecidos quatro conceitos-chave: autonomia, cooperação, agregação e auto-organização e estes são sugeridos como os princípios da “Administração Complexa”.
A nova ciência da Complexidade pode trazer um grande alívio para os administradores ao mostrar a mais interessante característica dos “sistemas complexos adaptativos”: a capacidade de auto-organização. Se as organizações humanas também fazem parte desta categoria de sistemas, os administradores podem contar com este potencial. Ao mesmo tempo que a Teoria da Complexidade diz que não adianta insistir em controlar um sistema complexo de cima, ela acena com a possibilidade de aprender maneiras para promover condições que propiciem a emergência de melhores soluções.
A propriedade básica dos sistemas complexos adaptativos é a adaptação, no sentido de que o sistema é capaz de ajustar seu comportamento a partir do que consegue perceber sobre as condições do seu meio ambiente e sobre seu desempenho. O próprio termo “adaptativo” utilizado para qualificar este tipo de sistema evidencia tal propriedade. No entanto, recorrendo-se à definição de “adaptação” utilizada por Holland (1996, p.9) – a qual está relacionada a “mudanças na estrutura (estratégia) com base na experiência do sistema” – não é possível deixar de considerar o aprendizado como uma propriedade determinante dos sistemas complexos adaptativos.
Observando-se, então, como Holland descreve um sistema complexo adaptativo: “Sistemas complexos adaptativos são bastante